quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Montesinho III

O Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) propôs a proibição da exploração eólica no Parque Natural de Montesinho (PNM), em Bragança, mas irá acatar uma decisão contrária se o Governo assim o entender, disse ontem um responsável daquele organismo.
Henrique Pereira dos Santos, responsável pelo processo do Plano de Ordenamento no ICNB, atribui as críticas que têm surgido “à questão da energia eólica, que gera fluxos financeiros importantes, sobretudo para autarquias e comissões de baldios que têm poucas receitas”. O responsável entende que este tipo de investimento “desvaloriza a imagem de Montesinho”, que considera ter mais capacidade de gerar emprego, nomeadamente ao nível do turismo da natureza e da paisagem do que os parques eólicos. Os contestatários da interdição das eólicas apontam o exemplo de Espanha, onde abundam aerogeradores mesmo junto a Montesinho, na fronteira.O responsável do ICNB entende que as eólicas espanholas “já desvalorizam Montesinho”.
Henrique Pereira dos Santos garantiu que o ICNB está aberto a todas a propostas que venham a ser apresentadas no período de discussão pública em curso e que todas serão consideradas no relatório de ponderação que o instituto vai apresentar ao Conselho de Ministros, a quem compete a decisão final.
O presidente da distrital do PS de Bragança e deputado na Assembleia da República, Mota Andrade, afirmou recentemente estar convencido de que “a tutela não aprovará este plano de ordenamento”, que classificou contrário aos interesses das populações locais. “Se o Conselho de Ministros decidir uma coisa diferente não cai o Carmo e a Trindade, é uma decisão perfeitamente legítima, nem o parque acaba no dia seguinte, nem põe em causa todo o trabalho do parque”, respondeu o responsável do ICNB.Henrique Pereira dos Santos entende que “perdem o parque e as populações” com a exploração das eólicas, mas afirmou que, se a decisão do Governo for nesse sentido, “não há problema nenhum”. “Não estamos a dizer que a instalação de parques eólicos provocaria a destruição de todo o património estamos a dizer é que desvaloriza”, referiu. Outra questão que tem provocado polémica a nível regional é a proibição da construção de barragens que inviabilizaria a Veiguinhas, aguardada há duas décadas para abastecimento à população de Bragança, e que tem esbarrado em entraves ambientais. In Primeiro de Janeiro (04.10.2007)
Parece-me que ICNB já está a abrir a janela para o parque eólico!!!!!!

Sem comentários: