segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Percurso de Salreu

As más condições meteorológicas que se fizeram sentir este final de semana alteraram os planos e a caminhada prevista para a Serra de Arouca ficou adiada.
Mas, mesmo com a ameaça da chuva, decidi-me por uma pequena visita (mais uma) até Salreu, concelho de Estarreja, para percorrer um trilho denominado de "Percurso de Salreu". Este percurso, parte integrante do projecto BioRia, desenvolve-se ao longo de cerca de 8,5km num traçado circular sem qualquer inclinação, atravessando áreas de sapal e paul, bem como terrenos de cultivo, essencialmente arrozais. À semelhança de toda a zona do Baixo Vouga Lagunar, é simplesmente impressionante a biodiversidade que aqui podemos encontrar. Nesta visita pude observar espécies como a águia-sapeira (este é um dos locais do país com maior densidade populacional desta espécie), a garça-cinzenta, a garça-boieira, a rã ibérica, a cegonha, o guarda-rios, o pato-real, a narceja, entre outras. No final do percurso deparei-me com uma garça-boieira que se encontrava incapacitada para voar (provavelmente devido a ferimentos provocados por caçadores). Depois de capturada e "alojada" na minha mochila (foto) foi entregue no Parque Biológico de Gaia para uma eventual recuperação.
Este é sem qualquer dúvida um percurso que aconselho a todos os amantes da natureza, mas particularmente a fotógrafos e observadores de aves.

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco