quinta-feira, 25 de outubro de 2007

O Lince agradece...

"Entre o lince e as pessoas, ainda prefiro as pessoas"... Foram estas as palavras do ministro do ambiente a propósito do anunciado desvio da uma linha de muito alta tensão para Norte do Vale de Fuzeiros, local onde, supostamente, o lince ibérico seria reintroduzido. O repovoamento do lince ibérico foi uma das promessas no governo português à União Europeia, como contrapartida para o financiamento da barragem de Odelouca, a construir em Sítio Rede Natura 2000.
Este projecto de repovoamento, na minha opinião completamente descabido, pois, o repovoamento de uma espécie só é possível quando as causas da sua diminuição ou extinção estão eliminadas, o que não é o caso, parece assim estar condenado. Esta situação não me parece má de todo, pois as hipóteses de sucesso do projecto são diminutas e o sacrifício de animais ameaçados seria o resultado mais provável.

1 comentário:

Tat Wam Asi disse...

Completamente de acordo. O programa de reprodução do lince em cativeiro é uma coisa demasiado séria e profissional para ser entregue "aos bichos".

Para bem do Lince que a reintrodução não seja feita cá para estes lados.

Abraço!