quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Branda da Aveleira

Situada no concelho de Melgaço, nas faldas da Serra da Peneda, próximo do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), a Branda da Aveleira é, sem dúvida, um local que merece uma visita. Esta branda, uma das muitas existentes na região, aproveitou fundos comunitários e desenvolveu um projecto de turismo rural que, face à sua localização, é um excelente atractivo para os amantes da natureza e do pedestrianismo. A paisagem, característica do PNPG, é constituída sobretudo por maciços graníticos com vales profundos, zonas de planalto e várias turfeiras.

São vários os percursos de pequena rota (PR) existentes, pelo que a escolha não será fácil. No período da nossa estadia (de 29/DEZ a 2/JAN) o tempo não ajudou, e os km percorridos não foram muitos. No dia 30 foi decidido fazer um trilho circular de cerca de 8km (Trilho Megalítico) que percorre uma parte da branda subindo depois em direcção à Serra da Peneda. A meio do percurso fomos surpreendidos pelo nevoeiro e alguma chuva, pelo que decidimos regressar, sem completar o trilho.

No dia 31 a meteorologia mostrou-se mais favorável e resolvemos explorar caminhos não sinalizados que percorrem um vale junto à Branda da Aveleira. São velhos caminhos de pastores que hoje são percorridos pelo gado que livremente anda pela serra. Este parecia o percurso perfeito para nos despedirmos de 2007, pois a beleza do local é simplesmente indescritível. No entanto, como já havia acontecido no dia anterior, algo frustrou os nossos planos... Ao atravessar um ribeiro, uma pequena distracção (e algum gelo), conduziram-me até à água. Com a excepção do braço esquerdo, que segurava a máquina fotográfica, todo o meu corpo ficou mergulhado nas límpidas, cristalinas e geladas águas. Tempo de regressar, mudar de roupa e fazer novo percurso, mas desta vez de automóvel. Nos dias seguintes um verdadeiro temporal impediu qualquer tipo de aventura ao ar livre. Ficará para uma próxima oportunidade.

Trilho Megalítico
Trilho percorrido no dia 30.12.2007
Ponto partida/chegada: Branda da Aveleira
Distância: 8Km
Tipo: Circular (sinalizado)
Grau de dificuldade: Baixo/Médio

Site: http://www.brandadaaveleira.com/

9 comentários:

Anónimo disse...

Tive a ideia feliz de ficar alojado na Branda da Aveleira, numa das casas recuperadas, durante uns dias. Excluí propositadamente o fim de semana. Percorri não só os trilhos assinalados como outros de igual beleza num só dia e repetí-os quase todos nos dias seguintes. A beleza do local compensou o cansaço imposto por estas caminhadas diárias. Acorda-se com o som dos cavalos selvagens, aves e o do rio que atravessa a Branda. Nem os modernos 'moínhos' de vento que se contam no monte em frente incomodam. Um local a revisitar com certeza, de inverno.

Anónimo disse...

Olá! Gostava de passar um fim de semana no mesmo sitio pode dar-me o contacto da pessoa que alugou a casa?
Obrigada
A.M.AM
aida1martins@portugalmail.pt

Anónimo disse...

Ηowԁy аrе using Wordргеss for your ѕite platform?

Ӏ'm new to the blog world but I'm
tryіng to get ѕtarted and set up my оωn.
Do you requігe аnу html coding κnowlеԁge to make уour own blog?
Аny help would be геаllу appгeciatеd!


Feel free tο surf to my blog post - moodle.iteach.ru

Anónimo disse...

I like it when folks gеt together and share ideas. Great website,
ѕtісk wіth it!

Also visіt mу wеbsite :
: http://www.drcomex.com.br/blog/index.php?postid=33200

Anónimo disse...

Thanks for a marvеlous posting! I quite enјoyеd
reading іt, you're a great author.I will always bookmark your blog and will often come back sometime soon. I want to encourage that you continue your great work, have a nice morning!

My website; V2 Cigs Reviews

Anónimo disse...

Grеetings! Vегy uѕeful advicе in
this pаrticulаr рoѕt!
Ιt іѕ the little changes which wіll maκe the lаrgest changes.

Thanks foг sharing!

Also νiѕit my weblog ... link

Anónimo disse...

I viѕіteԁ ѵагіous web ѕitеs howeѵer the аudіo quality for audіo sοngs curгent
at this site іs in fаct wondеrful.

Feеl free tо visit mу pаge: v2 cigs review

Anónimo disse...

I ϳuѕt cοuldn't depart your site before suggesting that I really loved the standard information an individual supply on your guests? Is going to be back regularly to check out new posts

My website ... http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authentic-Smoking-Experience-or-4075176.php

Anónimo disse...

For instance, code 55 will be 5 flashes, a short pause, and 5 a lot more flashes.
Immediately after quite a few seconds the codes will appear on the
scanner.

Look at my blog - obd code