segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

COUNTDOWN 2010

Depois de umas pequenas e merecidas férias estamos de regresso para um novo ano. Decidi iniciar a actividade do blog em 2008 com um post dedicado à preservação da biodiversidade.

Segundo estimativas, cerca de 150 tipos únicos de organismos são extintos diariamente. "Countdown 2010” é uma iniciativa que visa travar a perda de biodiversidade e de habitats na Europa, até 2010, comprometendo e auxiliando os países signatários a proteger e recuperar os sistemas naturais.

Em 2006, Portugal procedeu à assinatura do “Countdown 2010 – Parar a perda da Biodiversidade na Europa”, comprometendo-se a promover e acrescentar valor económico ao património natural português.

De forma a promover esse mesmo património natural, vamos publicar semanalmente, e até 2010, um post dedicado à biodiversidade e habitats existentes em Portugal. O tag a seguir será COUNTDOWN 2010. Para iniciar esta série de posts escolhi um endemismo lusitano, a Lagartixa da Madeira.

Lagartixa da Madeira (Lacerta dugesii)


Local: Ilha do Pico, Açores
Data: 21 de Junho de 2006
Descrição: Endemismo lusitano, pertencente à família Lacertidae, originário do Arquipélago da Madeira, onde ocorre abundantemente. Hoje, também existe em algumas ilhas dos Açores, onde foi introduzida acidentalmente por navios que faziam rotas entre os dois arquipélagos. É o único réptil terrestre existente nos Açores.

Sem comentários: