quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Perdidos... No Gerês

Todos aqueles que praticam pedestrianismo ou montanhismo já passaram por momentos difíceis e situações inesperadas. As quedas e as condições climatéricas adversas, que frequentemente afectam as zonas montanhosas, são sem dúvida as situações mais frequentes. Se as quedas são impossíveis de prever, o mesmo não acontece com as condições climatéricas, pois, muitas das vezes, é possível ter uma ideia da meteorologia e assim tomar as devidas precauções. Hoje, a experiência e algumas experiências dizem-me para não arriscar. Na minha memória está ainda um intenso nevão, numa caminhada na Serra da Estrela, que poderia ter terminado em catástrofe. No fim-de-semana passado um grupo de experientes montanhistas, também estiveram na iminência da catástrofe. Ignorando as previsões climatéricas aventuraram-se numa das zonas mais difíceis do Gerês. Para que serve a experiência? Não é para prevenir situações destas? A meteorologia anunciava “estado de alerta laranja” para esta região e neve acima dos 1000m.... Este desfecho era previsível.

Agora fazem-se acusações aos meios de socorro pela sua inoperância ou ao plano de ordenamento do parque que não prevê situações destas. Mas não serão os experientes montanhistas os principais culpados?

No JN de ontem era referido que os custos da operação de salvamento iriam ser imputados aos montanhistas. Só o custo do helicóptero ascende a € 15.000. Entretanto, o comandante Almor Salvador, do CDOS de Vila Real, esclarece que os montanhistas não terão de desembolsar um euro, referindo que “este tipo de serviço de socorro nunca foi pago", pelo menos, que tenha conhecimento. Esperemos que assim seja, ou então, que os 20 anos de experiência sejam sinónimo de "grande" seguro de acidentes pessoais, caso contrário vai ficar cara a aventura...

4 comentários:

fernando lucas disse...

Eu não posso acusar ninguém senão eles os 3. Por em risco as suas vidas e depois as vidas dos bombeiros foi um pouco precipitado.
Perder na montanha mesmo para quem já esta habituado ao tipo de terreno é normal, mas para isso as pessoas experientes também devem estar preparadas para erros. naquela situação eu acho, que deviam ter mantido a calma e não pedir logo o socorro, tinham material para passar a noite e repor forças, só depois de tentar montar tenda num local abrigado ao vento pelo menos e de comer e tentar dormir. Deviam esperar pelo amanhecer para ver se haveria visibilidade para perceber onde estavam no mapa e começar a descer. por muito difícil terreno, não estamos a falar de distancias de dias de caminho até alguma civilização. deviam ir preparados para passar uma noite com neve se necessário, afinal como tu disse havia alerta laranja.

Anónimo disse...

Correctíssima a apreciação. Lembra-me uma a propósito dos acidentes de viação em Portugal" Culpa-se tudo e todos menos a inépcia na condução"

ljma disse...

Quanto a mim, ninguém é responsável por nada, a não ser os próprios. Quando for comigo, igual. Agradeço que me ajudem, se puder ser. Mas a responsabilidade é minha, e de quem andar comigo.
É na liberdade de fazer escolhas, e na responsabilidade de saber que do resultado dessas escolhas pode depender a nossa vida, com ou sem ajudas de terceiros, que está a maravilha do montanhismo.
Se exigirmos que alguma instituição se responsabilize pela nossa segurança, teremos que aceitar os regulamentos que essa instituição quiser impôr para a prática da nossa modalidade favorita, em nome da segurança, claro. Este raciocínio, levado às últimas, pode justificar (quanto a mim justifica) que as despesas sejam pagas por nós. É chato, mas não estou a ver outra saída.
Mais de resto, concordo inteiramente com o moerth e com o dp. (Se bem que às vezes tenho a impressão de que qualquer flutuaçãozita das condições meteorológicas já dá direito a alerta colorido...)
Saudações!

NO GERES disse...

Boas

Encontrei este blog atravez do blog do pedestrianismo e achei muito interesante, belas fotos.
A caminhada que essas três pessoas queria fazer não deve ser quando na meteorologia dessa semana eles avisam que vai estar mau tempo. Parabéns e continuação de boas caminhadas.

Paulo jorge
Aqui vai o meu blog
www.no-geres.blogspot.com

e este é do pessoal
www.pegadaebota.blogspot.com