Parar a Perda da Biodiversidade
Garça-real (Ardea cinerea)
Local: Baía de S. Paio, Estuário do DouroData: 20 de Outubro de 2007
Local: Baía de S. Paio, Estuário do Douro
Local: Percurso de Salreu, Estarreja
Data: 27 de Junho de 2007

São vários os percursos de pequena rota (PR) existentes, pelo que a escolha não será fácil. No período da nossa estadia (de 29/DEZ a 2/JAN) o tempo não ajudou, e os km percorridos não foram muitos. No dia 30 foi decidido fazer um trilho circular de cerca de 8km (Trilho Megalítico) que percorre uma parte da branda subindo depois em direcção à Serra da Peneda. A meio do percurso fomos surpreendidos pelo nevoeiro e alguma chuva, pelo que decidimos regressar, sem completar o trilho.
No dia 31 a meteorologia mostrou-se mais favorável e resolvemos explorar caminhos não sinalizados que percorrem um vale junto à Branda da Aveleira. São velhos caminhos de pastores que hoje são percorridos pelo gado que livremente anda pela serra. Este parecia o percurso perfeito para nos despedirmos de 2007, pois a beleza do local é simplesmente indescritível. No entanto, como já havia acontecido no dia anterior, algo frustrou os nossos planos... Ao atravessar um ribeiro, uma pequena distracção (e algum gelo), conduziram-me até à água. Com a excepção do braço esquerdo, que segurava a máquina fotográfica, todo o meu corpo ficou mergulhado nas límpidas, cristalinas e geladas águas. Tempo de regressar, mudar de roupa e fazer novo percurso, mas desta vez de automóvel. Nos dias seguintes um verdadeiro temporal impediu qualquer tipo de aventura ao ar livre. Ficará para uma próxima oportunidade.
Trilho Megalítico


Local: Ilha do Pico, Açores
Data: 21 de Junho de 2006
Descrição: Endemismo lusitano, pertencente à família Lacertidae, originário do Arquipélago da Madeira, onde ocorre abundantemente. Hoje, também existe em algumas ilhas dos Açores, onde foi introduzida acidentalmente por navios que faziam rotas entre os dois arquipélagos. É o único réptil terrestre existente nos Açores.