quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

COUNTDOWN 2010 #4

Parar a Perda da Biodiversidade

Garça-real (Ardea cinerea)

Local: Baía de S. Paio, Estuário do Douro
Data: 20 de Outubro de 2007

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

COUNTDOWN 2010 #3

Parar a Perda da Biodiversidade

Alvéola-cinzenta (Motocilla cenerea)

Local: Percurso de Salreu, Estarreja
Data: 27 de Junho de 2007

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Branda da Aveleira

Situada no concelho de Melgaço, nas faldas da Serra da Peneda, próximo do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), a Branda da Aveleira é, sem dúvida, um local que merece uma visita. Esta branda, uma das muitas existentes na região, aproveitou fundos comunitários e desenvolveu um projecto de turismo rural que, face à sua localização, é um excelente atractivo para os amantes da natureza e do pedestrianismo. A paisagem, característica do PNPG, é constituída sobretudo por maciços graníticos com vales profundos, zonas de planalto e várias turfeiras.

São vários os percursos de pequena rota (PR) existentes, pelo que a escolha não será fácil. No período da nossa estadia (de 29/DEZ a 2/JAN) o tempo não ajudou, e os km percorridos não foram muitos. No dia 30 foi decidido fazer um trilho circular de cerca de 8km (Trilho Megalítico) que percorre uma parte da branda subindo depois em direcção à Serra da Peneda. A meio do percurso fomos surpreendidos pelo nevoeiro e alguma chuva, pelo que decidimos regressar, sem completar o trilho.

No dia 31 a meteorologia mostrou-se mais favorável e resolvemos explorar caminhos não sinalizados que percorrem um vale junto à Branda da Aveleira. São velhos caminhos de pastores que hoje são percorridos pelo gado que livremente anda pela serra. Este parecia o percurso perfeito para nos despedirmos de 2007, pois a beleza do local é simplesmente indescritível. No entanto, como já havia acontecido no dia anterior, algo frustrou os nossos planos... Ao atravessar um ribeiro, uma pequena distracção (e algum gelo), conduziram-me até à água. Com a excepção do braço esquerdo, que segurava a máquina fotográfica, todo o meu corpo ficou mergulhado nas límpidas, cristalinas e geladas águas. Tempo de regressar, mudar de roupa e fazer novo percurso, mas desta vez de automóvel. Nos dias seguintes um verdadeiro temporal impediu qualquer tipo de aventura ao ar livre. Ficará para uma próxima oportunidade.

Trilho Megalítico
Trilho percorrido no dia 30.12.2007
Ponto partida/chegada: Branda da Aveleira
Distância: 8Km
Tipo: Circular (sinalizado)
Grau de dificuldade: Baixo/Médio

Site: http://www.brandadaaveleira.com/

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Links

Grifos na Web - Os Grifos já têm o seu "Big Brother. "Criado no âmbito do programa Público na Escola, Grifos na Web é um projecto do jornal PÚBLICO que visa estimular a conservação da Natureza e a protecção do Ambiente junto dos alunos das escolas básicas e secundárias. O projecto consiste na colocação de uma câmara de vídeo no ninho de um grifo (Gyps fulvus), na zona do Tejo Internacional, para que os alunos possam seguir em directo, 24 horas por dia, o comportamento destes animais e perceber a necessidade de conservar todas as espécies ameçadas em Portugal."

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Histórias do Lobo Mau

Para ler e tirar conclusões...

Miguel Sousa Tavares escreveu no Expresso:
"Agora, li aqui que, por cima da A-24, entre Vila do Conde e Vila Pouca de Aguiar, se fez um 'loboduto', para que os distintos animais (que não se sabe ao certo quantos são) não vejam interrompidos os seus supostos territórios de passagem na serra da Falperra. Eu acho o lobo um animal interessante e Deus me livre de não os querer preservar. Mas, francamente, 100 milhões de euros (20 milhões de contos!) por um 'loboduto' - onde, ainda por cima e segundo testemunhos locais, é improvável que venha a passar algum lobo, porque não só não se sabe se eles existem mesmo ali como ainda se sabe que ao lado existe uma pedreira que costuma fazer explosões - parece-me um bocadinho, como direi, talvez exagerado?... Vamos admitir que existem por ali dez lobos, a quem aquilo facilita a vida; vamos mesmo admitir que existem vinte: um milhão de contos por lobo não será de mais? Quantos anos, e sempre com gravíssimos problemas de saúde e assistência, não teria de viver um português para que o Estado gastasse com ele um milhão de contos?
Como se conseguiu chegar a este verdadeiro deboche contabilístico? Segundo conta o 'Expresso', da maneira mais simples e mais habitual: através da contratação de estudos e pareceres técnicos a 'especialistas'. A consultadoria para o Estado - um dos mais prósperos negócios que existem em Portugal."

Henrique Pereira dos Santos respondeu, mas o Expresso não publicou: (ler aqui)

COUNTDOWN 2010 #2

Parar a Perda da Biodiversidade

Libélula-escarlate (Crocothemis Erythraea)

Local: Lagoa de Melides, Grândola
Data: 12 de Agosto de 2006
Descrição: Espécie de libélula relativamente fácil de identificar devido à coloração vermelho-vivo do macho. A fêmea apresenta uma cor vermelho-cinza. A libélula-escarlate habita zonas de águas salinas e alimenta-se de outros insectos que captura em pleno voo.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Aeroporto em Alcochete

É (quase) oficial... O Governo anunciou que, de acordo com a sua vontade, o novo aeroporto ficará em Alcochete, estando a conclusão da obra prevista para 2017. Esta é apenas uma decisão preliminar de localização, pois, sem uma avaliação ambiental estratégica, a obra não poderá avançar. Ao contrário do que a QUERCUS afirmou, esta não é uma decisão ilegal, pois, nada está ainda decidido.
Recordamos que esta era a hipótese defendida por Nunes Correia, Ministro do Ambiente, que refere que a opção Alcochete, proposta pela Confederação da Indústria Portuguesa (CIP), “resolve muitos problemas” e nesse sentido é uma opção mais credível.
Estou agora curioso para verificar como vai ser resolvido o "pequeno" problema do Maçarico-de-bico-direito... Os técnicos da CIP sugerem deslocar os arrozais onde a ave se alimenta. Vamos aguardar os próximos capítulos!

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Refúgio Ornitológico do Estuário do Douro

Fruto de um protocolo entre o Munícipio de Vila Nova de Gaia e a Administração dos Portos do Douro e Leixões, foi oficializada, no passado dia 27 de Dezembro, a criação do Refúgio Ornitológico do Estuário do Douro. A gestão deste espaço, que ocupará uma área de cerca de 12 ha, ficará a cargo do Parque Biológico de Vila Nova de Gaia, e tem como principal objectivo a protecção das diversas espécies de aves aqui existentes, em especial as aves migratórias.

Apesar desta ser uma iniciativa de louvar, a mesma parece-me pouco ambiciosa, pois a área protegida poderia ser maior. Sou da opinião que todo este espaço (Estuário do Douro e área circundante) deveria ser considerado área de paisagem protegida, como aliás já foi proposto pelo PCP e o BE ao Parlamento, em 2005 e 2006 respectivamente, para que desta forma seja possível garantir a protecção legal que o Estuário do Rio Douro merece.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Links

www.avesdeportugal.info - "Portal criado a pensar em todos os que gostam de observar aves selvagens e não dispõem de informação actualizada sobre este assunto ou não sabem como a obter. O principal objectivo deste site é o de tornar mais fácil o acesso a informação completa e actualizada sobre os melhores locais para observar as aves selvagens de Portugal, seja para as fotografar, seja simplesmente para as poder identificar".

COUNTDOWN 2010

Depois de umas pequenas e merecidas férias estamos de regresso para um novo ano. Decidi iniciar a actividade do blog em 2008 com um post dedicado à preservação da biodiversidade.

Segundo estimativas, cerca de 150 tipos únicos de organismos são extintos diariamente. "Countdown 2010” é uma iniciativa que visa travar a perda de biodiversidade e de habitats na Europa, até 2010, comprometendo e auxiliando os países signatários a proteger e recuperar os sistemas naturais.

Em 2006, Portugal procedeu à assinatura do “Countdown 2010 – Parar a perda da Biodiversidade na Europa”, comprometendo-se a promover e acrescentar valor económico ao património natural português.

De forma a promover esse mesmo património natural, vamos publicar semanalmente, e até 2010, um post dedicado à biodiversidade e habitats existentes em Portugal. O tag a seguir será COUNTDOWN 2010. Para iniciar esta série de posts escolhi um endemismo lusitano, a Lagartixa da Madeira.

Lagartixa da Madeira (Lacerta dugesii)


Local: Ilha do Pico, Açores
Data: 21 de Junho de 2006
Descrição: Endemismo lusitano, pertencente à família Lacertidae, originário do Arquipélago da Madeira, onde ocorre abundantemente. Hoje, também existe em algumas ilhas dos Açores, onde foi introduzida acidentalmente por navios que faziam rotas entre os dois arquipélagos. É o único réptil terrestre existente nos Açores.